João Pessoa é um paraíso tropical que abriga a única praia de naturismo oficial do Nordeste

Dec 31, 1969
0 votos | Votar

 

Mergulho e passeios radicais pelas dunas

Praia do Cabo Branco em João Pessoa, ParaíbaJoão Pessoa possui muitas atrações para rivalizar com as cidades vizinhas e mais badaladas Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE). E de quebra, os preços paraibanos são menores. Se Recife, por exemplo, coloca em campo as belas piscinas naturais de Porto de Galinhas, João Pessoa contra-ataca com o Picãozinho, uma enorme barreira de corais a menos de dois quilômetros de barco da praia de Tambaú. A vista aérea da atração é um cartão-postal – considere a hipótese de um vôo de ultraleve. Mas nada como colocar uma máscara e um snorkel para percorrer o labirinto de corais ao lado de peixes coloridos, e alimentá-los.

Do Picãozinho, você pode seguir direto para Areia Vermelha, um banco de areia rodeado de recifes, que vêm à tona quando o mar desce.

Lembre-se de que, em períodos de maré alta, essas duas atrações naturais da cidade – Picãozinho e Areia Vermelha – perdem boa parte da graça e muitos passeios de buggy não são possíveis. Por isso, antes de embarcar para João Pessoa, verifique a tábua das marés.

Enquanto toma banho nas águas quase mornas da Areia Vermelha, vire-se para a orla e perceba a ausência de arranha-céus na cidade: ponto para João Pessoa. Ao contrário do que acontece na “vizinhança”, a brisa marinha consegue penetrar na cidade e refresca o verão. São raras aquelas tardes quentes de não dar vontade de sair do ar-condicionado do hotel.

Para garantir o clima fresco, João Pessoa, com apenas 600 mil habitantes, ainda é considerada a capital mais arborizada do Brasil. Mas não se engane com a brisa: protetor solar é sempre indispensável.

Belas paisagens

Praia do Cabo Branco em João Pessoa, ParaíbaAinda em alto mar, continue de olho na costa até ver uma ponta de terra encimada por um pequeno farol. É a Praia do Cabo Branco, de onde se vislumbra a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do país e onde, portanto, o sol dá as caras primeiro. No verão, João Pessoa recebe os primeiros raios por volta das 4h30. 

O crepúsculo também é paisagem concorrida em João Pessoa, ideal para ver o por-do-sol atrás da Ilha das Andorinhas. 

Os seis quilômetros da avenida Presidente Epitácio, que separam as areias brancas dos prédios seculares, não são motivo para evitar uma caminhada pelas ladeiras emolduradas por casarões e igrejas antigas. 

Praia de naturismo

Mar de águas cristalinas com piscinas naturais é a paisagem predominante da Praia de Tambaba. João Pessoa, Paraíbaúnica praia de naturismo oficial do Nordeste, chamada Tambaba. O belo pedaço de litoral, margeado por falésias, tem um trecho deserto com uma entrada para a área naturista no qual não é preciso deixar nada às escondidas. Nos 400 metros delimitados pela Sonata (Sociedade Naturista de Tambaba), só fica quem estiver como veio ao mundo.

Quando cansar dos belos (ou nem tão belos) corpos que circulam por Tambaba, caminhe até as praias Coqueirinho e Tabatinga, onde o trio de areia branca, mar verde e coqueiros vem acompanhado de um silêncio energizante. São as armas da Paraíba para “combater” os vizinhos mais famosos.

Enquanto caminha e aproveita a brisa que sopra mais constantemente do que em outros rincões do nordeste, você vai concluir que a lamentação dos paraibanos faz todo sentido. João Pessoa merece mais fama.